sábado, 9 de março de 2013

Vida de Gabriel Garcia Márquez vai virar quadrinhos

"Gabo - Memórias de uma vida mágica" trará a trajetória do Escritor colombiano

    

A vida do escritor colombiano Gabriel García Márquez vai ganhar uma versão em quadrinhos, anunciou o Ministério de Cultura do México em ocasião do aniversário de 86 anos do autor, que reside no país.
Segundo representantes do Conselho Nacional para a Cultura e as Artes (Conaculta), a obra "Gabo - Memórias de uma vida mágica" (em tradução livre do espanhol) busca "aproximar o leitor da vida e obra do autor, assim como contar sobre a epopeia que transformou  Márquez em uma verdadeira lenda viva da literatura".

Gabriel Garcia Marquez nasceu em 6 de março de 1928, na cidade de Aracataca na Colômbia,e vive na Cidade do México desde 1961, onde escreveu algumas de suas mais importantes obras.
 Estudou Direito e Ciência Políticas na Universidade Nacional da Colômbia, em Bogotá, mas não concluiu o curso. Casado com Mercedes Barcha, tem dois filhos, Rodrigo e Gonzalo.
Inicia sua carreira literária, no final da década de quarenta, com a publicação de contos, onde retrata um mundo fantástico que caracteriza toda sua obra. Em 1949 ingressa no jornal El Universal, trabalha também no El Heraldo e no El Espectador. Em 1955, influenciado pelo professor de literatura, Calderón Hermida, escreveu seu primeiro romance "O Enterro do Diabo".
Em 1959 vai para Europa como correspondente internacional e em 1961 para Nova York, também como correspondente. Suas críticas aos exilados cubanos e sua amizade com Fidel Castro fizeram ser perseguido pela CIA. Em 1962 ganhou o premio Esso de Romance, na Colõmbia, com o romance "O Veneno da Madrugada".
Publica, em 1967, "Cem Anos de Solidão", considerado um marco da literatura latino-americana. O livro narra a história da família Buendia, na cidade fictícia de Macondo. Escreveu também:
- Ninguém escreve ao coronel
 - A última viagem do navio fantasma
 - Entre amigos
- Relato de um náufrago
 - Um senhor muito velho com umas asas enormes
- Olhos de cão azul
- O outono do Patriarca
- Crônica de uma morte anunciada
 - O verão feliz da senhora Forbes
- O Amor nos tempos do cólera
 - O general em seu labirinto
- Doze contos peregrinos
 - Do amor e outros demônios
-Memórias de minhas putas tristes
 Recebeu o Nobel da literatura em 1982, pelo conjunto de sua obra.
Em 2002, depois de ser diagnosticado com um câncer linfático, escreveu sua autobiografia "Viver para Contar". Em abril de 2009 declarou que tinha encerrado sua carreira literária, estava aposentado.
Via UOL Entretenimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou? Não gostou? Deixe seu comentário,respeitando os outros leitores e a Língua Portuguesa!